O Parque Nacional de Ubajara está localizado a noroeste do Estado do Ceará, na região da Serra de Ibiapaba, no município de Ubajara. Possuindo uma área de 563 ha, o Parque é fiscalizado e administrado pelo IBAMA. O objetivo do Parque é a proteção de uma pequena amostra da Floresta Subcaducifólia Tropical, representativa de serra úmida em região semi-árida e sua transição até atingir a Caatinga. A unidade ainda protege afloramentos de rochas calcárias, bem como grutas encontradas em alguns destes afloramentos. A origem do nome Ubajara é indígena, significando "Senhor da Canoa". O nome teria surgido a partir da lenda de um cacique que, vindo do litoral e dono de uma canoa, teria habitado a Gruta de Ubajara por muitos anos. Logo aí, já se percebe a importância da água para o local. Além dessa, existem outras traduções para Ubajara, como "Senhor das Flechas" e "Flecheiro Exímio".
Cachoeira do Cafundó e as
diferentes formas de vegetação.
Rio dos Minas.
Cruzamento da Trilha Ubajara-Araticum, que possui alguns poços para banho.
A caatinga predomina, mas outras três são encontradas na região: a Floresta Atlântica, a Floresta Subcaducifólia Amazônica e o Cerrado.
Bondinho que lavar os turistas a Gruta de Ubajara.
A caverna é formada por calcário moldado pelas águas subterrâneas e possui 1.120 metros de extensão.
3 comentários:
Rapaz, que fotos! E que lugar! As fotos dos lençóis maranhenses também estão incríveis. Um grande abraço.
Hugo, achei as tuas fotos lindíssimas, de tirar o fôlego! Somente uma pessoa sensível e talentosa poderia realizar trabalho tão maravilhoso. Parabéns.
Sylvia Narriman
parabens você é um otimo fotografo
Postar um comentário