No Mato, a Pega de Boi


Quando eu cheguei para fotografar a terceira pega de boi, na ribeira da Fazenda Pitombeira, o sol das dez do sertão já endoidava o juízo dos presentes. Esperei um pouco numa sombra quando o locutor autorizou aos vaqueiros o enfileiramento para a foto oficial. Corri para o local quando vi, atrás de mim, um monte de fotógrafos clicando para tudo quanto fossem couraçados. Um destes até brincou para os outros: “Vigi, tem mais fotógrafos que vaqueiros”. Foi uma gargalhada só!
Éramos uns quinze, empilhados entre os espinhos à procura de uma melhor localização, quando foi dada a partida do primeiro boi. Para aproximarmos do animal, saímos todos correndo em sua direção, quando um fotógrafo me chamou pelo meu nome, por duas vezes. Olhei para trás e vi que eu estava entrando na cena dele. Recuei pedindo desculpas.
Na segunda saída, desta vez, foi o boi que espantou-se com uns cinco fotógrafos na sua frente e saiu pelo corredor, provocando a anulação da corrida. Em seguida, escutou-se uma voz microfonada, pedindo "encarecidamente" para que saíssemos da frente do corredor. Este dia não estava pra brincadeira...
Pulverizaram-se todos.
Macaco veio de pegas anteriores, entrei caatinga adentro, linha reta do corredor, e fiquei com mais dois fotógrafos numa sombra de um velho Angico.
Ouviu-se um quebra-quebra danado no mato! Cavalos, boi e vaqueiros derrubando tudo o quanto viam de vegetação pela frente.
Não mais que de repente, surgiram boi e bravos sertanejos, em pura adrenalina, em nossas frentes.
Clique, clique, clique...
Corremos, corremos atrás da cena e podemos registrar a pega do boi. Vaqueiro derrubando, imobilizando e mascarando o animal.
Tivemos o prazer de registrar, por mais duas vezes, essas cenas inesquecíveis.












3 comentários:

Anônimo disse...

Hugo parabéns pelo seu trabalho, estive lá na fazenda Pitombeira assistindo a pega de boi no mato e adorei ver essas fotos, é muita coragem entrar no mato com aqueles animais correndo sem direção.

LEANDRO BEZERRA disse...

ISSO E QUE E ESPORTE DE CABRA MACHO DO SERTAO.LEADRO DO RAMLHETE

Hugo Oliveira disse...

Grande Final de Pega de Boi no Mato!!
Dia 08 de Março de 2012
Na Fazenda Caldeirãozinho em Pedro Alexandre - BA.
Corrida durante o dia e Forró de Vaquejada à noite (Com Gilvan do Forró e em seguida uma Banda surpresa).
Você é o nosso convidado...
Org.: Gardênio, Murilo e Tonho de Boboi.