PEGA DE BOI

Pega de Boi


Prática quase extinta no sertão, alguns fazendeiros do Seridó, apaixonados pelas tradições, levantaram a poeira e passaram a valorizar o "Pega de Boi", em forma de competição.


Nas fazendas de antigamente, o gado era criado solto na caatinga. A cada temporada ou fim de estação, os fazendeiros organizavam o que eles chamavam de “pega de boi”. Uma festa onde se reuniam todos os vaqueiros da região para pegar o gado que vivia na solta e que seria marcado a ferro, castrado e conduzido para áreas onde os pastos existissem em maior abundância. Essa tarefa era difícil. Os animais viviam em áreas de mato fechado, cheias de espinhos e galhos secos.


O exercício de capturar o boi no mato exigia do vaqueiro extrema perícia e coragem. Depois acabou criando heróis e muitas lendas entre os homens rudes do campo. Os melhores e mais corajosos eram reverenciados como ícones. O “pega de boi” começou a ganhar nova roupagem e sair do meio do mato para chegar às cidades onde ganhou platéia e seguidores com a vaquejada. Vejam o documentário fotográfico do pega, ocorrido dia 05 de nov. de 2006 na fazenda Pitombeira, em Acari/RN.














Vaqueiros pedem proteção















Vaqueiro chega para o Pega
















Alinham-se para a foto














É dada a largada…














Boi e Vaqueiros no mato…












Abaixa e se livra dos espinhos...











Tem boi na linha...














Pega no rabo do animal. Pura adrenalina...












Sai do cavalo e derruba o boi pelos chifres…











A volta triunfante...














E o resultado da bravura.

23 comentários:

Nina disse...

sem palavras para as suas Fotos. magnificas.bjo!

Unknown disse...

Hugo,

Acabo de ver algumas amostras do resultado das viagens. Parabéns, as fotos estão perfeitas. Você conseguiu captar imagens belissimas, com arte e talento. Cléo

Tiago Andrade disse...

Cara, show de bola suas fotos.
Parabéns !!

Anônimo disse...

esse esporte eu pratico em minha região calumbi é muito perigoso é so ter coragem e um cavalo bom não importa se estiver emcorado ou na quela velha camisa o que emporta e pegar o boi!

assinado:Murilo Sávio e toda vaqueirama de calumbi

comvido vocês para a pega de boi que se realizará no dia:26e27/04/2008

organização ROBÉRIO TELES

NÃO PERCA SERÁ 1,000 EM PRÊMIOS E FESTA ATÉ AMANHECER O DIA E CARNE ATÉ ABEZAR!

Anônimo disse...

boas as fotos, maaaaaaaaasssssssss eu queria foto de boi na caatinga , não essas , po vc não me ajudou nadinha... que merda viu!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelas suas fotos, você realmente pôde passar para quem não conhece o que realmente é a pega de boi no mato.
Sou um curitibano de 30 anos de idade mas que moro no Nordeste a 29,desde pequeno que ando em fazendas,sertões e caatinga e tive e tenho a oportunidade de acompanhar as pegas de boi, a missa do vaqueiro,o beber da umbuzada e as toadas...
Valeu o boi !!!

Unknown disse...

PARABENS VOÇE CONSEGUIO CAPTURAR IMAGENS LINDAS DO ESPORTE MAIS QUERIDO DOS VAQUEIROS DO SERTÃO.

PS.: NÃO PODEMOS DEIXAR ACABAR ESSA FESTA TÃO LINDA!!!!!

Anônimo disse...

Como varios só um apaxonado por pega de boi , um esporte de cabra macho q ñ é pra qualquer um , e pena q é pouco valorizado ,um esporte como outros q enche os meus olhos de lagrinas quando o vejo , e uma tremenda satisfação ao ver um seu trabalho onde vejo q a pega de boi faz parte não só da minah vida + como de todos os outros que são doidos ,apaixonados por pega de boi e mulher que se meu poderozo Deus fez outras coisa melhor do que pega de boi e mulher ele gardo só pra ele...

Raul Emerson disse...

gostei muito de sua reportagem e fotos,eu tenho varias fotos de pega de boi, posso publicar em seu blog, e realizo pega de boi no mato no dia três de setembro 2009 estarei realizando a 2ª pega de boi em minha cidade Traipu - AL, quero enviar um cartaz da festa.

Anônimo disse...

Valeu, vc está divulgando o esporte nodestino.Parabéns,eu também pratico que pena que não é valorizado por ser um esporte que traz remuneração.Augusto Neto-São Bráz-AL

gleycon disse...

sou um menino de 14 anos moro em arapiraca AL tbm corro pega de boi no mato e sou apaixonado pelo meu esport e gostaria q ele forsse mais valorisado !! gostei das fotos . vlz.

Unknown disse...

cara prabems palas suas fotos muito boas mesmo. e parabems tambem pela pega de boi no mato porque eu sou apaixonado pela festa, pena que estou um poco longe do Nordeste onde naci e mincriei mas um dia vou voltar, para minha querida santana do Ipanema.

Anônimo disse...

eu adimiro muito a coragem por que e muito dificil e perigoso pega um boi brabo na catiga fechda enfrentando a favela quente e o chi-chique. eu ja peguei muito boi brabo na caatinga.

Anônimo disse...

eu leandro do ramalhete ja fui um dos melhores vaqueiro da regiao,mais hoje em dia nao pego mais boi brabo.troquei o gibao pela farda

Anônimo disse...

aqui no municipio de serra talhada-pe,temos muitas pega de boi temos tambem muitos vaqueiros bons respeitado nas pegas que estao presente .pra pega um boi brabo tem que ser bom. leandro bezerra

Unknown disse...

eu so fotografico e tenho tios e primos que pega boi no mato e um bravura grande desse vaqueiro do sertão eu temben tenho imagens linda deles na caatinga vc saõ um heoris eu tenho um primo de 12anos ja pegou boi a te 200 kg so sim no mato quem quize ver e so e no orkut elinaldo_vaqueiro_@hotmail.com tenho linad filmagens e fotos

marcelo vaqueiro disse...

a pega de boi é minha paixão sou vaqueiro i não largo esta vida não. tche tche tche paixão...parabêns por suas maravilhosas fotos.

Léo disse...

Parabéns pelas fotos, tanto dos vaqueiros como dos índios maranhenses. Reamente estão muito boas. Sou cearense e tb fotógrafo e interessado em fotos de pegas de boi. Geralmente no Carirí cearense e pernambucano. Gostaria de fotografar em outras regiões do nordeste. Meu contato é "cameraum@uol.com.br "Léo.
Abs

Anônimo disse...

pedem proteção a Deus, para depois judiar com um bicho indefeso?
que deus é esse ?

Elias Zoby disse...

Gosto muito de pega de boi no mato. Ela não é mais difundida porque não dá platéia. Afinal, se nem o vaqueiro consegue enxergar direito o caminho e o boi, quanto mais o público. Suas fotos estão ótimas, devem ter sido tiradas numa cabeceira de mato.

peitica disse...

sou de buiqui meu isporte e pega boi costei muito que vc valorisou esta arte quando eu vejo isso eu mi emosiono por que ja disea o poeta vaqueiro quando evaqueiro pega a reis amarra e ferra porque coracao de vaqueiro tem manjas do po da terra obrigado

leandro alves disse...

E isso ai mosada boa e valente hoje sou cabo do exercito mais ai tenho saudades de pegar boi no sertão e nas capueira sou de sao francisco do brejão parabens gerreiros e suceso em todas pega de boi

Hugo de Oliveira disse...

Isso que é vida...
Parabéns a todos os vaqueiros do sertão, pela sua coragem e bravura enfrentado a mata fechada. Admiro muito esses kbra machoo...
Valeuuu