Ushuaia - Terra do Fogo




Está situada na parte argentina da Terra do Fogo, no extremo sul do continente americano, a 1.000 Km da Antártida e a 3.200 km ao sul de Buenos Aires. Essa localização estratégica permite a união de montanhas, geleiras, mar e florestas numa única região.




Ushuaia é um vilarejo espremido entre uma das pontas da cordilheira dos Andes e a lendária passagem entre o Atlântico e o Pacífico, o canal de Beagle.

Na cidade mais austral do mundo, a paisagem é sempre fantástica. São picos de neves eternas, glaciares, icebergs e ilhas habitadas por multidões de gaivotas, leões-marinhos e pingüins. E, apesar de estar separada fisicamente da Patagônia, ambas possuem em comum história e geografia.














Neva em Ushuaia

Neva em Ushuaia por alguns instantes. São os primeirossinais do Outono, vindos de El Martial ao fim da tarde.Os poetas locais compõem os versos adequados àcircunstância- o Diário del fin del Mundo publicará depois sonetos, odes,vilancetes e até uma milonga irregular sobre a brancuraque emudece diante do canal. Para isso serve a poesia,que é mais útil nas pequenas cidades: ilustra os museus,os jardins,estátuas de almirantes, exploradores, viajantes da Antártida,almocreves heróicos que atravessaram o estreito de Magalhãespara chegarem a Ushuaia. Neva em Ushuaia e comovo-menas ruas molhadas diante das livrarias e das lojas de tabacos,e digo o nome dos meus filhos, Maria, Manuel, Francisco,subo as escadarias, vejo a neve diante dos museus, das portas,vejo os caminhantes que se abrigam nos cafés e olhamcom surpresa a primeira neve do Outono. Mudo os meus versose empobreço-os, tocados pela primeira neve, a primeira nevedo Outono que cai sobre o fim do mundo, cai sobre a baía,cai sobre o glaciar, cai sobre a mudez mais fria da pedra,sobre as montanhas escuras, e nada resta do primeiro verso,nada fica da primeira palavra, como uma ventania do sul.
(Francisco José Viegas)

Um comentário:

Moacy Cirne disse...

Oi, cara, as fotos estão ótimas, como sempre. Adicionei o seu espaço à Feira de Blogues do balaio. Um abraço.