“Pinta bem a terra onde nascestes e serás universal” (Leon Tolstoi)
Sítio Xique-Xique 2 - Carnaúba dos Dantas/RN
Lajedo de Soledade - Apodi/RN
Sítio Mirador - Parelhas/RN - 12.000 anos
Sete Cidades/PI
Pedra Furada - Cerro-Corá/RN
Sítio Xique-Xique 2 - Carnaúba dos Dantas/RN
Lajedo de Soledade - Apodi/RN
Sete Cidades/PI
Os Tuiuka vêem em suas danças as viagens dos primeiros ancestrais e os eventos míticos que os seus cantos e cântico relatam.
Há dois tipos de danças, uma relativamente lenta e outra mais rápida e menos formais, tocando um conjunto de flautas de pã como parte de um coro.
Os índios Tuiuka são eximios tocadores de instrumentos musicias.
O macaco-aranha têm formas de comunicação muito expressivas e complexas, manifestando-se com expressões faciais e movimentos corporais exuberantes em situações de agressividade e de brincadeira.
Durante a época da cheia, as ciganas estão sempre presentes.
As marrecas-caboclas são mais ativas no crepúsculo e a noite.
A arara-azul tem vôo pesado e no entanto é capaz de descrever curvas fechadas. Comem cocos, sementes, frutas, insetos e pequenos vertebrados.
O papagaio-verdadeiro tem uma grande capacidade de imitar a voz humana. Buscam alimentos nas copas mais altas das árvores. 
Êpa! Meu pé não, seu jacaré-açu. O maior predador do continente americano, pode chegar a seis metros de comprimento. É um animal carnívero que habita flotestas alagadas e lagoa coberto por vegetação em volta de rios, por toda a bacia amazônica.
O gavião-real, uma das mais poderosas águia do mundo, são solitários e possuem canto assobiado. Está ameaçada de extinção.
O boto-cor-de-rosa alimenta-se de peixes, mas pode também comer moluscos e crustáceos.
O guará é considerada por muitos uma das mais belas aves brasileiras, por causa da cor de sua plumagem.



Crianças a partir dos oito anos de idade, já estão habilitadas a passar pelo ritual da tocandira, e assim mostrar vigor de guerreiro e pronto para uma vida conjulgal.
